Segurança dos dados em dispositivos de impressão – Parte 05

Segurança de Documentos em Equipamentos Ricoh

Os documentos também podem ser protegidos. Nessa série a respeito da segurança de dados, abordamos aqui sobre segurança nos Discos Rígidos, hoje falaremos sobre a segurança dos documentos nos equipamentos Ricoh.

Criptografia de senha em PDF

Para aumentar a segurança contra uso não autorizado, os arquivos PDF podem ser protegidos por criptografia e senha. Um arquivo PDF protegido pode ser aberto apenas por uma pessoa que conhece a senha. Também é possível definir uma senha para alterar os privilégios, restringindo a impressão, modificação, cópia e extração do conteúdo.

 

Impressão bloqueada

Os documentos impressos na bandeja ou deixados ao ar livre podem ser recolhidos por qualquer pessoa. Isso coloca as informações do documento em risco e o impacto potencial aumenta drasticamente ao imprimir documentos confidenciais. Os recursos de impressão bloqueada da Ricoh podem armazenar documentos criptografados no disco rígido do dispositivo até que o proprietário do documento chegue e digite o código PIN correto. Além dessa função de impressão bloqueada baseada em driver, a Ricoh também oferece impressão bloqueada aprimorada - que está vinculada a contas de usuário e pode ser acoplada à autenticação de cartão. Para obter ainda mais recursos, softwares como o RICOH Streamline NX podem fornecer a liberação segura de documentos com todos os recursos - oferecendo aos usuários opções sobre sua fila de impressão segura e permitindo que os administradores mantenham o controle.

 

Controle de cópia não autorizado

A Ricoh oferece funções para impedir a cópia não autorizada de documentos impressos - ajudando a evitar possíveis vazamentos de informações. A função de proteção de cópia imprime e copia documentos com padrões invisíveis especiais incorporados ao fundo. Se o documento impresso ou copiado for fotocopiado novamente, os padrões incorporados se tornarão visíveis nas cópias.

A função de controle de cópia não autorizada protege contra cópias não autorizadas de duas maneiras. Tipo mascarado para cópia incorpora um padrão e uma mensagem de mascaramento na impressão original. Se cópias não autorizadas forem feitas, a mensagem incorporada aparecerá na cópia. Isso pode incluir o nome do autor do documento ou uma mensagem de aviso. O Data Security for Copying ajuda a proteger as informações em si. Quando o dispositivo Ricoh detecta o padrão de máscara, os dados impressos são obscurecidos por uma caixa cinza que cobre quase uma margem de 4 mm do padrão de máscara.