Quatro etapas na jornada para um local de trabalho digital

As empresas que usam modelos tradicionais de trabalho estão rapidamente ficando para trás enquanto lutam para acompanhar a curva digital.

Isso se deve, em parte, à proliferação de conveniências tecnológicas, pois funcionários e clientes passaram a esperar conveniências semelhantes quando fazem negócios.

Os atuais desafios do modelo de local de trabalho tradicional incluem:

  • Frustrações e possibilidade perda de negócios quando a informação é de difícil acesso e entrega
  • Intercâmbio impreciso de informações, devido a redundâncias de dados que resultam de informações fragmentadas espalhadas por vários departamentos
  • Falta de espaço e altos custos, que prejudicam o crescimento dos negócios quando o papel é abundante e os servidores são armazenados no local ou em um data center local
  • Despesas de viagem desnecessárias para executivos e representantes de vendas, quando soluções colaborativas que imitam salas de reunião ao vivo são altamente eficazes, acessíveis e facilmente disponíveis

Estes são apenas alguns dos muitos desafios que as empresas com locais de trabalho tradicionais enfrentam.

Veremos em quatro etapas, ao longo das semanas, como superar esses desafios.

Homem pensativo

ETAPA 1 - Estabelecer um novo modelo mental

Onde quer que você olhe, você vê pessoas usando dispositivos inteligentes para se comunicar, agendar seu tempo e ajudá-los com tarefas pessoais diárias. À medida que as pessoas se acostumam cada vez mais a esse modo de vida, aumenta seu desejo de ter essa funcionalidade e conveniência no local de trabalho. Infelizmente, muitos executivos em muitas empresas não têm a mentalidade necessária para conduzir uma transformação digital que possa efetivamente utilizar a tecnologia de uma maneira que mantenha os funcionários tão felizes e produtivos quanto possível.

A única maneira de avançar na curva digital é mudar a forma como vemos o local de trabalho abrindo nossas mentes para novas possibilidades. Todos nós temos um modelo mental, ou quadro - baseado em nossas experiências nos locais de trabalho tradicionais - que molda a maneira como acreditamos que o local de trabalho deve parecer e sentir. Ao pensar sobre o local de trabalho, você pode imaginar um escritório, um parque corporativo ou um grande aumento em relação aos funcionários que trabalham remotamente. Você pode imaginar gabinetes de arquivos cheios de papel e pastas, em vez de zeros e uns na nuvem.

Para quebrar o padrão, primeiro você precisa entender seu próprio modelo mental. Isso pode começar com uma pergunta simples: "O que é um local de trabalho para você?" Faça esta pergunta, e imagens, suposições e histórias que representam o que um local de trabalho é para você naturalmente surgirão. Essas perspectivas exclusivas sobre o local de trabalho foram enraizadas em nossa mentes ao longo dos anos, tornando difícil enxergar além delas. A idéia é separá-las, para que você possa começar a pensar sobre o local de trabalho de maneira diferente. Então você pode abrir sua mente para as mudanças que precisa fazer para ter sucesso agora e no futuro, esse modo aberto de pensar sobre as necessidades do seu negócio pode ajudar a direcioná-lo para a tecnologia que funcionará melhor para você e sua equipe.

Semana que vem abordaremos sobre estratégias digitais para o local de trabalho, fique atento e não perca!